Odete Roitman: o curioso caso da vilã que foi ‘condenada’ no Pantanal
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Beatriz Segall interpretou Odete Roitman na versão de 1988 de 'Vale Tudo'. Em 2025, Debora Bloch dará vida personagem.
Bazilio Calazans/Acervo/Globo/Rudy Huhold
Uma das vilãs mais famosas da teledramaturgia brasileira, Odete Roitman, foi presa em flagrante e condenada por tentativa de homicídio na cidade de Miranda, região pantaneira de Mato Grosso do Sul.
Apesar de parecer uma brincadeira, o processo de fato existiu e teve decisão assinada em 8 de novembro de 2019. O caso foi reaceso novamente com a movimentação dos últimos capítulos da nova versão da novela, nesta semana.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MS no WhatsApp
Ao g1, o Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (TJMS) explicou que o caso não envolve nenhuma pessoa real. Segundo o órgão, o documento foi criado apenas para testar o sistema eletrônico do Judiciário. À época, a suspeita fictícia chegou a ser condenada pelo crime de tentativa de homicídio.
Em nota, o TJMS informou que a “empresária pantaneira” Odete Roitman foi criada em uma base de treinamento usada para simular processos e verificar o funcionamento das ferramentas do sistema eletrônico.
O Tribunal reforçou ainda que, embora o processo cite a comarca de Miranda, ele não tem relação com nenhuma vara ou unidade judicial real.
LEIA TAMBÉM
Homem atacado por onça no Pantanal tem alta após cirurgia delicada para retirar garras
Nelore é flagrado tomando banho de cachoeira em rio cristalino
Perfumes, eletrônicos e roupas a partir de R$ 5: veja como participar de bazar solidário
Quem é Odete Roitman?
A personagem, interpretada por Beatriz Segall na primeira edição da novela (1988) e por Débora Bloch na nova versão (2019), ficou conhecida por ser uma grande empresária fria, calculista, implacável e com forte senso de controle e poder.
Ela é a vilã das vilãs: despreza a própria filha doente, humilha pobre, odeia brasileiro e só pensa em si. É odiada dentro e fora da novela. Mas é também amada ao nível de uma superstar.
Especialista em teledramaturgia, Nilson Xavier explica que a versão original de “Vale Tudo” mudou inclusive o conceito vilanesco das novelas. “Antes de Odete, as vilãs eram vistas como personagens questionáveis, que davam medo, mas não exerciam esse fascínio”, diz ele em entrevista ao g1.
“Altiva em ‘A Indomada’, Maria Regina em ‘Suave Veneno’, Branca em ‘Por Amor’, Raquel em ‘Mulheres de Areia’... A partir dessas vilãs dos anos 90, o público passou a ficar fascinado. De 2000 para cá, tivemos Laura, Bia Falcão, Flora, Nazaré, Carminha. Agora, a gente espera que uma vilã seja extremamente carismática, como a Odete Roitman.”
Por que Odete Roitman e Maria de Fátima são tão adoradas?
Veja vídeos de Mato Grosso do Sul