Festival Literário leva ações de leitura para escolas públicas de Macapá e Oiapoque
16/10/2025
(Foto: Reprodução) Festival literário leva programação para escolas públicas de Macapá e Santana
Adan Lucas/Filmac
O Festival Literário de Macapá (Flimac) chega à sua quarta edição com uma novidade: ações formativas itinerantes em escolas públicas. A proposta é incentivar a leitura literária entre estudantes dos municípios de Macapá e Oiapoque. As atividades iniciaram na terça-feira (14) e seguem até 30 de outubro.
Além das ações nas escolas, o festival também promove em dezembro o Pedal Literário, o Prêmio Flimac de Poesia e a entrega do Troféu Juremas de Literatura.
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 AP no WhatsApp
Cinco escolas vão receber o Flimac Itinerante, são elas:
Escola Estadual Antônio Castro Monteiro, em Macapá — Terça-feira (14);
Escola Estadual Duque de Caxias, em Oiapoque — Quinta-feira (16);
Escola Integrada de Ensino Jorge Iaparra, em Oiapoque — Sábado (18);
Escola Estadual Mario Quirino da Silva, em Macapá — Quinta-feira (23);
Escola Estadual Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço, em Macapá— Quinta-feira (30).
Festiva literário leva programação para escolas estaduais de Macapá e Oiapoque
Adan Lucas/Filmac
LEIA TAMBÉM:
São Camilo encerra serviços do SUS no Amapá; Governo diz que vai garantir retaguarda aos pacientes
Ação de saúde atende mais de mil presos no sistema penitenciário do Amapá
Sobre as etapas
As atividades serão divididas em dois momentos: um conduzido pela equipe do festival e outro organizado pelas próprias escolas.
No primeiro momento, a equipe do Flimac vai entregar um kit com 20 livros de autores amapaenses, promover apresentações culturais, exposições poéticas e fotográficas, além de palestras. Cada escola também receberá R$ 500 como apoio financeiro.
No segundo momento, organizado pela escola, o Coletivo Juremas de Literatura retorna para acompanhar os resultados e entregar mais R$ 500 à instituição.
Segundo Carla Nobre, idealizadora do Flimac, a proposta de levar o festival às escolas e a outros municípios surgiu das experiências vividas pelo Coletivo Juremas durante sua participação na Periferia Brasileira de Letras (PBL) no Amapá.
“Com a PBL, tivemos a oportunidade de entrevistar e conhecer coletivos do estado do Amapá, sendo um deles o Forxtig, composto por artistas indígenas da Aldeia do Manga em Oiapoque [...] Isso nos motivou a pensar um festival que alcance nossos parceiros e rompa fronteiras geográficas para a formação do leitor que vive nas águas da Amazônia”, ressalta Carla.
O Flimac é uma iniciativa do Coletivo Juremas de Literatura, com produção da Oí Noíz Akí e da Central de Produção Colaborativa.
Em 2025, o festival será realizado com recursos da Política Nacional Aldir Blanc, do Ministério da Cultura, e conta com apoio do Conselho Estadual da Política Cultural, da Secretaria de Cultura do Amapá e do senador Randolfe Rodrigues.
Festival literário leva programação para escolas públicas de Macapá e Santana
Adan Lucas/Filmac
Folia literária internacional no Amapá tem homenagens, feira de livros e shows
Veja o plantão de últimas notícias do g1 Amapá
VÍDEOS com as notícias do Amapá: