É #FAKE que vídeo mostre tropas dos Estados Unidos a caminho da América Latina para combater cartéis; clipe usa gravações antigas
18/08/2025
(Foto: Reprodução) É #FAKE que vídeo mostre tropas dos EUA a caminho da América Latina para combater cartéis de drogas
Reprodução
Embora seja verdade que os Estados Unidos começaram a enviar tropas à América Latina para combater cartéis na região, um vídeo que circula em redes sociais alegando mostrar a movimentação das Forças Armadas americanas é #FAKE.
selo fake
g1
🛑 Como é a publicação falsa?
A publicação começou a circular no WhatsApp na sexta-feira (15), um dia depois de os Estados Unidos terem começado a enviar tropas para a América Latina para enfrentar ameaças de cartéis de drogas na região (entenda ao final desta reportagem).
Mas o post exibe imagens antigas, mostrando o deslocamento de equipamentos militares em navios, aviões e helicópteros. A legenda, no entanto, omite que não se trata de material recente e diz: "Estados Unidos demonstram força em vídeo de tropas indo a caminho da América Latina combater os cartéis de drogas".
O conteúdo é acompanhado de um áudio (em inglês) que não cita países ou grupos criminosos da região, mas, sim, os seguintes nomes: Irã, Rússia, China, Coreia do Norte, Estado Islâmico e Al-Qaeda. A locução menciona que os militares americanos são "uma máquina poderosa que não será intimidada nem recuará" e alerta que haverá consequências severas para quem atacar o país.
A parte final do áudio mistura o som do discurso com a introdução da música "Superhero", do DJ Metro Boomin.
⚠️ Por que isso é mentira?
Para chegar à origem do áudio usado no post mentiroso, o Fato ou Fake usou a plataforma Pinpoint e extraiu as palavras exatas ditas em inglês no material.
Em seguida, foi feita uma pesquisa por esses termos no Google. A busca levou, finalmente, a um discurso do militar americano David G. Bellavia, publicado em 27 de junho de 2019 no canal oficial das Forças Armadas americanas no YouTube. No pronunciamento, não há qualquer referência à ida de tropas em direção à América Latina ou ao combate a cartéis de drogas.
Já para encontrar as cenas usadas fora de contexto, o Fato ou Fake utilizou ferramenta InViD, que segmenta o vídeo em diversos frames (imagens estáticas).
Depois, foi feita uma busca reversa por algumas dessas "fotos" em motores de busca (como Google Lens e TinEye). O processo revelou que trechos do vídeo estão publicados na internet pelo menos desde 2017, 2018 e 2023.
📌 Como foi ordem de Trump contra cartéis?
Segundo o jornal "The New York Times", Donald Trump ordenou que as tropas americanas mirem grupos no México e na Venezuela, como o Tren de Aragua e o MS-13, e a operação contemplaria ações em solo, por mar e ataques aéreos. O Brasil não está incluindo, inicialmente, entre os alvos.
A presidente do México, Claudia Sheinbaum, minimizou a ordem de Trump. Disse que foi informada sobre isso e garantiu que não haveria operações militares dos EUA no país.
A investida de Trump contra os cartéis estrangeiros pode enfrentar barreiras legais, já que, normalmente, o Congresso dos EUA tem de autorizar ações militares no exterior.
É #FAKE que vídeo mostre tropas dos EUA a caminho da América Latina para combater cartéis de drogas
Reprodução
Veja também
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
Conflito Israel x Irã: as imagens que são #fato e as que são #fake
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)