Cargueiro gigante movido a vento vai transportar mais de 600 toneladas de café e cacau de SP até a Europa
30/10/2025
(Foto: Reprodução) Cargueiro movido a vento retoma exportação de café e cacau em São Sebastião
O Porto de São Sebastião, no Litoral Norte de São Paulo, recebeu na manhã desta quinta-feira (30) um cargueiro gigante movido a vento que vai levar cerca de 600 toneladas de café verde e 12 toneladas de cacau para a indústria de chocolates em diferente países da Europa.
Segundo o porto, a primeira parada da carga será em Fécamp, na França, onde o café será torrado e distribuído para o mercado europeu.
Se as condições climáticas forem favoráveis, o navio deve partir neste sábado (1º). A travessia até a Europa deve durar cerca de três semanas.
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O café e o cacau transportados são de nove exportadores diferentes e foram produzidos nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Espírito Santo e Pará.
De acordo com o Porto, essa é a segunda passagem do Anemos, maior cargueiro a vela do mundo, pelo terminal portuário de São Sebastião. A primeira ocorreu em dezembro de 2024.
Anemos no Porto de São Sebastião
Divulgação/CDSS
Na ocasião, foi realizada a primeira exportação de café orgânico brasileiro em uma embarcação movida à força do vento no país.
Essas operações marcam a retomada das exportações de café pelo Porto de São Sebastião, que não movimentava o produto desde a década de 1960. O retorno ocorreu em setembro de 2024, quando 8 mil toneladas de café verde partiram do terminal rumo à Alemanha.
De acordo com o presidente da Companhia Docas de São Sebastião (CDSS), Ernesto Sampaio, a escolha do porto como ponto de embarque está ligada ao selo verde do terminal, que reconhece práticas ambientais sustentáveis.
“Investir em transporte marítimo sustentável é fundamental para mostrar que é possível crescer economicamente sem prejudicar o meio ambiente. O Anemos é um exemplo de inovação que queremos replicar em futuras operações”, afirmou Sampaio.
🚢 Sobre o navio
Produzido pela empresa francesa TOWT (TransOceanic Wind Transport) no Vietnã, o Anemos tem 81 metros de comprimento, 12 metros de largura e um mastro de 65 metros.
O navio navega sem o uso de combustível fóssil, utilizando motor auxiliar apenas em calmarias extremas. A energia elétrica a bordo também é gerada pelo vento, por meio de geradores eólicos.
Porto de São Sebastião exporta café em navio sustentável
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