1º de Maio: São Paulo tem ato e shows para comemorar o Dia do Trabalhador
01/05/2025
(Foto: Reprodução) Evento acontece na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte. Em São Bernardo do Campo, considerado o berço do sindicalismo no país, também há programação. 1º de Maio: São Paulo tem ato e shows para comemorar o Dia do Trabalhador
Em comemoração ao Dia do Trabalhador, as centrais sindicais realizam nesta quinta-feira (1º) eventos na capital paulista e na Grande São Paulo, como em São Bernardo do Campo, considerado o berço do sindicalismo no país.
A programação em São Paulo inclui shows de diversos artistas, como Fernando e Sorocaba e Edson e Hudson, além de manifestações políticas e a presença de autoridades, como o ministro do Trabalho, Luiz Marinho.
Com entrada gratuita, o ato acontece a partir das 9h na Praça Campo de Bagatelle, na Zona Norte.
Ato de 1º de Maio na Zona Norte de São Paulo
Reprodução TV Globo
Entre os artistas convidados também estão Grupo Pixote, Marília Tavares, Thaeme & Thiago, Thales Lessa, Sampa Crew, Fátima Leão, Nando Moreno, e Gustavo Moura & Rafael.
As principais reinvindicações são redução da jornada sem redução salarial, menos juros, mais empregos, igualdade salarial entre homens e mulheres, aposentadoria digna, saúde e segurança no trabalho.
O evento é organizado pela Força Sindical, CSB (Central dos Sindicatos Brasileiros, CTB (Central dos Trabalhadores(as)) do Brasil, UGT (União Geral dos Trabalhadores) e Nova Central Sindical de Trabalhadores e Pública – Central do Servidor. A CUT participará como convidada.
São Bernardo
Em São Bernardo, o ato em comemoração ao 1º de Maio acontece no Paço Municipal a partir das 10h. A celebração marca a retomada do tradicional evento organizado pelos sindicalistas da região.
Os artistas confirmados incluem Belo, MC Hariel, Pixote, Tiee, entre outros nomes que prometem animar o dia. A entrada é gratuita, mas quem quiser pode trazer pacote de 2 kg de alimento não-perecível.
Os pleitos centrais são a isenção do IRPF para quem ganha até R$ 5 mil por mês, redução das taxas de juros e da jornada de trabalho sem redução de salário.
Dia do Trabalhador é feriado nacional? Saiba seus direitos